diferença entre palavra da sabedoria e profecia
A palavra da sabedoria é mencionada em 1 Coríntios 12:8, como um dos dons do Espírito Santo distribuídos aos membros do corpo de Cristo.
A palavra da sabedoria é útil para a edificação da igreja, para a solução de problemas, para a pregação do evangelho, para o aconselhamento, para a liderança e para a glória de Deus.
A palavra da sabedoria pode ser acompanhada de outros dons, como a profecia, o conhecimento, a fé, os milagres, etc.
A palavra da sabedoria é um dom que tem sido demonstrado ao longo da história bíblica e da história da igreja, por homens e mulheres de Deus que foram usados por Ele para falar ou agir com sabedoria em momentos decisivos. Alguns exemplos são José, Moisés, Davi, Salomão, Daniel, Estêvão, Paulo, Agostinho, Lutero, Wesley, Spurgeon, Bonhoeffer, etc.
- A palavra da sabedoria e a profecia são dons complementares, que se harmonizam para transmitir a verdade de Deus. A palavra da sabedoria aplica a profecia à situação concreta, enquanto a profecia revela a palavra da sabedoria em sua dimensão eterna. Ambos os dons dependem da inspiração do Espírito Santo e devem ser exercidos com fé, amor e humildade.
O dom da palavra da sabedoria e o dom da profecia são dons espirituais que Deus concede aos seus servos para edificar a igreja e glorificar o seu nome. Ambos envolvem a comunicação de uma mensagem divina, mas têm algumas diferenças e características.
- Você tem um conhecimento bíblico sólido e equilibrado, que você aplica às situações concretas da vida, com discernimento e orientação do Espírito Santo.
- Você fala ou age com sabedoria divina em situações difíceis ou complexas, que exigem uma solução ou uma resposta adequada à vontade de Deus.
- Você tem intimidade com Deus, oração, meditação na Palavra, obediência, humildade e amor, que são as condições para receber e transmitir a sabedoria de Deus.
- Você tem uma sensibilidade espiritual para perceber a voz de Deus e o seu plano e propósito para a história e para o seu povo.
- Você proclama a vontade de Deus para o seu povo, revelando o seu consolo, a sua exortação, a sua repreensão, a sua promessa ou a sua advertência, conforme a necessidade.
- Você tem fé, amor e humildade, que são as virtudes necessárias para profetizar com autenticidade e autoridade.
- Profecias de outras pessoas que não se conhecem ou que não te conhecem, que confirmem o seu dom.
- Frutos de edificação, conversão, libertação, cura ou restauração na vida das pessoas que recebem a sua palavra de sabedoria ou profecia.
- Testemunho de homens e mulheres de Deus que possuem ou possuíram esses dons, como exemplos e modelos de inspiração.