Os Dons na Bíblia no antigo testamento
- O dom da profecia, que permitia aos profetas falar em nome de Deus e revelar sua vontade ao povo. Alguns profetas que receberam esse dom foram Moisés, Samuel, Isaías, Jeremias, Ezequiel, Daniel, etc.
- O dom da sabedoria, que capacitava os sábios a entender e aplicar os princípios de Deus na vida. Alguns sábios que receberam esse dom foram Salomão, Jó, Davi, etc.
- O dom do poder, que habilitava os líderes a realizar feitos extraordinários com a ajuda de Deus. Alguns líderes que receberam esse dom foram Josué, Gideão, Sansão, Davi, etc.
- O dom do conhecimento, que possibilitava aos entendidos a compreender os mistérios e as verdades de Deus. Alguns entendidos que receberam esse dom foram Daniel, Neemias, Esdras, etc.
Foi somente no Novo Testamento, com a vinda do Espírito Santo, que os dons foram distribuídos a todos os crentes, para a edificação da Igreja e a glória de Deus
Os dons no Novo Testamento são dádivas do Espírito Santo que são distribuídas a todos os crentes, para a edificação da Igreja e a glória de Deus.
Há diferentes tipos de dons, que podem ser classificados em três categorias: dons de fala, dons de revelação e dons de poder.
Esses dons servem para edificar, exortar e consolar os ouvintes, bem como para testemunhar do evangelho a outras nações.
Os dons de poder são aqueles que se manifestam através de ações extraordinárias, como a fé, o dom de cura e a operação de maravilhas.
Além desses dons, há também os dons ministeriais, que são funções específicas que alguns crentes recebem para liderar e equipar a Igreja, como apóstolo, profeta, evangelista, pastor e mestre.
