Como aprender o desenvolvimento de jogos por conta própria e vale a pena?
Então você quer ser um desenvolvedor de jogos? Você deseja ingressar em um dos setores mais exclusivos, diversos e com maior remuneração disponível hoje? Você quer criar uma experiência de jogo inesquecível e uma cultura de fãs do zero para viver? FAÇA.
Tenho 17 anos e comecei o desenvolvimento de jogos no ano passado na primavera. Eu jogava bastante desde que consegui segurar um controle e double kill em Halo: CE. Meu pai era gamer. Meus dois irmãos mais velhos jogaram Xbox Original e Gamecube comigo. Caramba, até minha mãe jogou Halo. Jogos estavam no meu sangue.
Depois de me atrapalhar no universo da culinária, fiz um curso semanal de desenvolvimento de jogos, com duração de um semestre, ministrado em uma biblioteca próxima. Depois disso, me apaixonei pelo desenvolvimento e codificação de jogos e desenvolvi meu próprio jogo (* tosse * ainda em desenvolvimento * tosse *). No final do semestre, todos os alunos apresentaram seus jogos, e o meu foi elogiado como a nata da colheita.
Eu mantive contato com a pessoa que colaborou com o curso, Meka Eguekwe. Ele é um cara incrível que ensina diferentes tópicos de ciência da computação para crianças do ensino fundamental. Também conheci outro muçulmano afro-americano, nerd em desenvolvimento de jogos como eu (porque isso acontece com frequência).
Em março seguinte, fui convidado a ser co-apresentador de um seminário sobre segurança cibernética. Este seminário deveria ser apresentado no Simpósio de Liderança Estudantil dos Estados Unidos da América para 2017. Eu estava imensamente orgulhoso de mim mesmo por ter feito essa conquista.
Mas não foi isso.
Em abril, recebi uma ligação do Sr. Meka. Ele tinha meu amigo nerd e eu inscrevi para um estágio. Este estágio foi realizado com uma empresa de produção em 3D chamada The Danse. Enquanto desenvolvíamos nosso próprio jogo, resolvíamos problemas com software datado e conversávamos com nossos supervisores, estávamos sendo pagos - mais uma vez, não estou brincando - US $ 15 por hora.
$ 15 dólares por hora é muito dinheiro para qualquer um, ainda mais para adolescentes.
Eu terminei o estágio com cerca de US $ 550, pois durou cerca de um mês para nós dois. Ainda tenho $ 350, que estão sendo guardados para a faculdade.
Agora, sou apenas eu. Quanto você estaria ganhando? Bem, TI e outras profissões relacionadas à ciência / tecnologia / codificação pagam muito. Você está avaliando entre US $ 40.000 (fundo do poço) a US $ 55.000 - US $ 70.000 (média) a US $ 80.000 - US $ 100.000 + (dólar superior) por ano.
Também competi no Hackathon Perdido no Espaço da CodeCrew este ano. Minha equipe e eu desenvolvemos um aplicativo para ajudar a impedir que crianças sejam vítimas de tráfico de pessoas. Coisas assim são enormes e parecem absolutamente gigantescas em um currículo. Aqui está (da esquerda para a direita) o líder da minha equipe, eu, a Meka Eguekwe e o resto da minha equipe (eles são menores de idade, então eu não vou citar nomes) logo após conquistarmos o segundo lugar (primeiro lugar, todos os drones possuem recursos de VR).
E tudo que você precisa fazer é ser consistente e dedicado. Tenho muita sorte de ter encontrado essa pergunta, pois estou exatamente na mesma posição em que você está agora. Então, aqui estão os conselhos para nós dois:
- Baixe o Unity 3D e o Microsoft Visual Studio. Estes são os únicos programas que eu costumava criar meu jogo. Você pode usar o MonoDevelop, que vem com o Unity, mas o Microsoft Visual Studio oferece mais recursos e ferramentas e fornece explicações detalhadas sobre todos os termos que você escreverá no seu código. Você também pode atualizar o código no meio do teste do seu jogo, pois ele pode ser sincronizado com o editor do Unity.
- Prática, prática, prática. Crie pequenos jogos e algoritmos, etc.
- Pesquise como outras pessoas fizeram isso. Meu irmão me deu esse conselho. No momento, estou pesquisando Tom Fulp, co-fundador do The Behemoth (criadores de Alien Hominid, Castle Crashers, BBT e Pit People), Lucas Wilde, criador solo do Bulletforce (o melhor FPS móvel disponível) e Spooky Squid, criadores de They Bleed Pixels e os próximos Russian Subway Dogs.
- Mantenha-se consistente. A melhor maneira de perder suas habilidades e esquecer tudo o que você sabe é ser inconsistente. Mantenha algum tipo de programação para si mesmo e anote em detalhes por quanto tempo você pratica ou pesquisa algo, mesmo que seja apenas por 30 minutos.
- Faça conexões. Eu não teria marcado nenhum dos eventos mencionados se não fosse pelas minhas conexões. Conheça outros nerds, pessoas que já estão no setor ou que estão aprendendo como você. Aprenda com eles e não tenha medo de perguntar sobre oportunidades. Estou prestes a enviar um e-mail ao meu empregador sobre férias, logo após publicar esta resposta.
- E por último, mas não menos importante, me veio. Sério. Se você tiver alguma dúvida, não hesite em me perguntar. Talvez eu não tenha a resposta, mas 9 em cada dez eu posso apontar na direção certa.
Boa sorte cara, espero que você chegue longe na indústria :) Aqui estão alguns recursos para você começar. Se você mora perto de Memphis, TN, tente participar de alguns dos eventos da CodeCrew. Foi isso que me fez começar.
Spooky Squid Blog
CodeCrew Site
Criar um jogo é nada fácil, principalmente se o fizer sozinho.
Antes de começar o desenvolvimento oficialmente você precisará de alguns conhecimentos, sendo eles programação (incluindo alguma engine de desenvolvimento), arte (construção de personagens, ambientes, animais e etc), sons (som ambiente e trilha sonora), design de levels, construção de roteiros entre outras infinitas coisas.
- Programação e engines
Para criar um jogo é preciso programá-lo, então é necessário aprimorar sua lógica de programação e aprender alguma linguagem, eu recomendo fortemente C#.
Após aprender programação, espero que tenha optado por C#, você deverá escolher uma engine que servirá como plataforma para auxiliar o desenvolvimento do seu jogo.
A engine facilitará um bocado de coisas e você não precisará construir tudo desde o início, recomendo neste tópico que estude sobre a Unity.
A Unity te possibilita desenvolver os jogos utilizando C# e atualmente ela é uma das mais utilizadas no mercado.
Por que Unity e C#?
Bom. Eu considero C# uma linguagem mais fácil que C/C++, utilizadas em outras engines, logo o aprendizado será razoavelmente mais rápido.
E a Unity, por ser uma engine bem difundida no mercado, você terá um suporte da própria comunidade de desenvolvedores muito forte. Com certeza alguém já passou pelos problemas que você enfrentará.
- Arte
A arte do jogo é um outro tópico complicado.
Aqui não basta saber desenhar e pintar, você precisará criar artes que "conversem" com o roteiro e com os sentimentos que gostaria de passar.
É preciso definir muito bem uma paleta de cores (qual informação cada cor irá passar?), pensar em cada detalhe do personagem, criar animações condizentes com as características dos personagens e etc.
Para alguém iniciando na área eu recomendo que estude artes 2D, como pixel art e arte vetorial, por exemplo.
- Roteiro
Você precisa pensar numa estória para seu jogo, certo?
E além de saber contar essa estória, é preciso dar um background dos personagens. De onde vieram, qual a motivação, suas personalidades, qual o motivo da sua estória existir entre outras coisas.
O roteiro precisa ser coerente, instigador, mas acima de tudo ele precisa ser divertido. Não podemos esquecer que a diversão dos jogadores é o principal em qualquer jogo.
Perceba que o caminho para a criação de jogos é muito longo, você como único desenvolvedor precisa de um conjunto muito extenso de habilidades.
Isso que eu nem entrei no mérito da criação musical, pois isso é uma área muito obscura para mim.
Claro, muitos jogos de sucesso foram criados por uma unica pessoa, mas o processo foi demorado e com certeza muito desanimador.
Não estou querendo te desanimar, apenas estou contando a verdade pois isso acontece com qualquer um. Eu também estudo desenvolvimento de jogos, detalhe que já sou programador há mais de quatro anos, e sinto um desânimo e uma falta de criatividade muito grande as vezes.
Por ja ter um bom conhecimento em programação, hoje eu estudo fortemente a parte artística e escolhi dominar a pixel art.
Eu compartilho no Twitter as artes que produzo durante essa minha trajetória. Sim, elas são básicas e bem feias, mas todo começo de uma nova habilidade é assim.
Existem diversos canais que ensinam sobre o desenvolvimento de jogos:
- Brackeys
- Crie Seus Jogos
- Paulo (We make a game). Apesar do nome, é um canal brasileiro.
- AdamCYounis. Adam é um mestre da pixel art.
- Pixel Pete. Também para pixel art.
- Eärtland RPG e Worldbuilding. Canal brasileiro que irá te ajudar na construção de roteiro.
Todo sucesso nos seus estudos e carreira.
Postar um comentário