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A expansão Cyberpunk 2077 que você estava esperando
0jogosgameslivenovembro 01, 2024
Embora tenha sido um dos jogos mais aguardados de 2020, Cyberpunk 2077 teve uma jornada turbulenta em todos os seus estágios de desenvolvimento. O jogo lançado pela CD Projekt Red (CDPR), que é um estúdio polonês líder e massivo de desenvolvimento de jogos mais conhecido pela série Witcher, foi anunciado há quase 10 anos e deixou os fãs animados, já que um jogo de aventura em mundo aberto tão massivo no gênero cyberpunk ainda não estava disponível no mercado.
Ninguém poderia prever o quão louca seria essa jornada e como as coisas aconteceram, mas hoje, depois de quase um ano e meio no mercado, o jogo se desenvolveu muito bem e está em um estado muito bom. Atualmente, estamos aguardando a data de lançamento do DLC Cyberpunk 2077 para o patch 1.6, que promete suavizar e refinar ainda mais um dos títulos de jogos mais aguardados de todos os tempos.
Hoje, como a 18 milhões de cópias já foi vendida e a CD Projekt Red divulgou seus últimos relatórios sobre o título, vamos dar uma olhada geral nas especificações técnicas, melhorias na jogabilidade e o que ainda está por vir no mundo futurista de Cyberpunk 2077, mas primeiro um breve histórico dos eventos.
Prepare todos os seus aprimoramentos cibernéticos e prepare-se para a atualização do sistema, pois há muito o que discutir!
A difícil e árdua estrada que leva até Night City.
Após alguns atrasos e contratempos, o roteiro do Cyberpunk 2077 DLC parecia atingir seus estágios finais e tudo parecia se aproximar da tão desejada data de lançamento do título no início de 2020, havia vídeos DEMO lindamente feitos, apresentações e até mesmo Keanu Reeves conseguiu desempenhar um papel importante (como o lendário personagem do jogo Johnny Silverhand) no enredo Night City do jogo. Você foi oferecido para se juntar a um sistema de guilda e essa escolha teria afetado seu ramo de enredo dependendo de suas escolhas no jogo. Concluir tarefas poderia lhe dar grandes melhorias e seu personagem evoluiria para uma máquina de matar de acordo com sua preferência e estilo. Parecia que era bom demais para ser verdade.
Todos os olhos estavam voltados para a CDPR, esperando um jogo totalmente finalizado, mas então o desastre aconteceu... Nesta análise, discutiremos o DLC Cyberpunk 2077 anunciado recentemente e como ele mudaria as coisas para os fãs do jogo, já passou muito tempo e ele seria capaz de retificar a carnificina que tem sido um dos maiores escândalos dos jogos? Os mais novos avanços na construção do jogo seriam atraentes o suficiente para trazer a base de jogadores que os desenvolvedores imaginaram?
Vamos começar com alguns dos elementos mais preocupantes que foram descobertos na chegada. À primeira vista, o jogo Cyberpunk 2077 impressionou com seus vastos ambientes, atenção aos detalhes e enredo intrigante. Tudo parecia tão bom nos vídeos, como foi visto apenas no vídeo DEMO disponível com mais de 40 minutos de duração que mostrou o projeto e seus recursos interessantes. Mas quando os fãs realmente colocaram as mãos em uma cópia do jogo, alguns ficaram muito decepcionados ao descobrir uma bagunça cheia de falhas que não parecia tão polida quanto esperavam.
O jogo teve dificuldade notável para rodar corretamente em consoles de última geração, pois eles simplesmente não conseguiam lidar com toda a renderização e texturas ambientais no enorme mapa de Night City. Havia uma variedade de bugs e falhas que obstruíam o progresso do enredo, atividades de jogo e cenário visual, NPCs eram menos numerosos e agiam de forma inadequada, muito diferente do que vimos na DEMO apresentada.
A versão para PS4 até foi retirada do ar pela SONY, pois não atendia aos requisitos de qualidade da empresa e isso causou um grande tumulto entre os fanáticos por consoles, já que o lançamento para PC tinha um desempenho um pouco mais estável e promessa em sua construção, ele também conseguia lidar com muito mais da carga que o jogo exigia para rodar como pretendido. Então, o que aconteceu nos bastidores para ter um lançamento tão desastroso?
Cyberpunk 2077 era uma colher grande demais para ser manuseada ou o motivo estava escondido em outro lugar? Temos certeza de que muitos fatores combinados e entrelaçados para que isso acontecesse, como prazos apertados, a situação da pandemia e a falta de pessoal, bem como uma gestão disruptiva que estava apenas atirando em direções aleatórias enquanto pedia milagres aos desenvolvedores para fazer o jogo rodar sem problemas para todos os principais consoles nas gerações passadas e futuras. O problema era definitivamente mais técnico do que monetário, pois devido aos vários atrasos e desvantagens que o título viu em sua linha do tempo, ele chegou muito perto das próximas gerações de consoles sendo lançadas no mercado e, estando preso entre a cruz e a espada, o estúdio teve que tomar algumas decisões difíceis: o jogo deveria rodar nas duas gerações? Como poderia ser feito para que não difira muito de versão para versão e ainda assim proporcionar uma ótima experiência aos jogadores? Não há uma resposta fácil, mas com a história até o lançamento e o lançamento esclarecidos, agora podemos ir mais longe!
Bem-vindo à Night City, um lugar onde você pode se divertir, mas nem tudo está disponível ainda!
Com tantas coisas planejadas para o jogo, é difícil gerenciar e entregar tudo de uma vez, então foi criado um cronograma que prometia consertar e melhorar tudo gradualmente e passo a passo para nos levar ao jogo realmente planejado que nos foi prometido e que deveríamos ter recebido no lançamento.
O DLC e os patches do Cyberpunk 2077 foram criados para se livrar dos problemas recorrentes com gráficos, mecânicas e recursos de jogabilidade, bem como com a história, e com o passar do tempo as coisas começaram a tomar forma e a serem resolvidas ou melhoradas, mas a pilha de problemas não estava diminuindo, pelo menos não tanto.
Algumas correções eram realmente urgentes, pois os jogadores não conseguiam progredir sem elas, outras eram puramente cosméticas e melhoravam um pouco o desempenho, mas ainda precisava de muito trabalho a ser feito. Um por um, os problemas foram arrancados e deixados no passado, o jogo foi enriquecido com skins, roupas, modelos de carros, melhorias no comportamento de NPCs, substituição de conteúdo ausente, correções de textura e tantos outros bugs sendo removidos ou resolvidos, mas alguns dos maiores ainda não foram abordados e não importa o quanto gostemos de skins e pequenas mudanças nos detalhes, sentimos uma espécie de vazio quando se tratava da expansão Cyberpunk prometida em seus recursos, como melhores sistemas policiais, IA inimiga e modo multijogador.
O jogo é simplesmente tão grande e tem muitas partes móveis que compilam seu mecanismo, tornando-o um projeto complexo e difícil de manusear, mas certamente um por um tudo começou a ser resolvido e com cada próximo patch que tinha uma extensa lista de melhorias que realmente tornavam as coisas muito mais jogáveis e, mais importante, agradáveis para os fãs. O progresso estava sendo feito e o estúdio estava passando por um momento difícil durante a pandemia, pois teve que enviar suas equipes para o escritório em casa, tornando ainda mais difícil lançar os patches, mas eles foram dedicados o suficiente para fazer isso e recebemos algumas atualizações importantes durante o passeio acidentado que o roteiro do DLC Cyberpunk 2077 tem sido.
O patch Cyberpunk DLC 1.5 foi especialmente crucial para promover o desenvolvimento e introduziu grandes melhorias e correções, além de entregar uma infinidade de conteúdo gratuito adicional, como equipamentos, skins, armas e até apartamentos que você pode alugar em Night City, tornando a espera um pouco mais valiosa. Ele também eliminou falhas e problemas ambientais que alguns jogadores experimentaram, o que aprimorou e integrou o console de próxima geração como nunca visto antes. Com tudo isso dito, ele nos leva aos tempos atuais e ao que está por vir como DLC para Cyberpunk 2077 .
O caminho até os patches de DLC do Cyberpunk 2077 e as novidades que o próximo deve oferecer aos fãs.
Já se passaram mais de dois meses desde o lançamento do pesado patch anterior do Cyberpunk 2077 DLC 1.5 e os planos para o jogo em 2022 incluem grandes melhorias técnicas, então aqui estão alguns dos destaques que obtivemos no patch anterior: taxa estável de 60 FPS, ray tracing e melhorias gerais nas sombras, bem como melhor modo de desempenho 4K com resolução dinâmica de 2240x1260 – 3072x1728 em consoles de última geração e algumas adições específicas ao PS5 e Xbox Series X.
A cidade parece mais nítida e muito mais detalhada com gráficos mais suaves e anti-aliasing temporal. O modo Ray tracing vai até 1440p e parece bem estável também, dos dois especialistas sugerem que o modo de desempenho é a melhor opção. O Xbox Series S não tem todos esses recursos, mas ainda traz uma boa experiência de jogo em 1440p e resolução dinâmica de 2304x1296 – 2560x1440. O jogo realmente tem um desempenho muito melhor em ambientes fechados agora com todas as sombras obtendo design e desempenho geral aprimorados. As sombras agora seguem uma lógica mais real e se dispersam muito mais uniformemente dependendo da sua posição em relação a um item que parece mais realista com mais profundidade.
Os reflexos também ganharam um aumento de desempenho e agora são muito mais bem visualizados, especialmente com a iluminação neon que é colocada em placas espalhadas pelo ambiente da cidade.
A densidade do público agora é aleatória e já recebeu uma boa parcela de trabalho para todas as plataformas, e os resultados parecem ser bons o suficiente até mesmo no Xbox Series S, que faz o possível para alcançar os outros dois consoles mais fortes do mercado da geração atual.
O patch 1.6 provavelmente será o último grande antes da tão esperada expansão Cyberpunk 2077 que podemos esperar que seja lançada em algum momento de 2023. Houve toneladas de trabalho feito até agora pelo estúdio, mas definitivamente levou um tempo precioso, um ano e meio para ser mais específico e isso provavelmente significa que os planos de DLC Cyberpunk 2077 receberam um sério impulso no tempo e até agora, recebemos apenas 6 dos 18 prometidos no total que foram rumores. O conteúdo para download Cyberpunk foi lançado em volumes até hoje e há muitos pacotes adicionais para trajes, decalques e mudanças cosméticas, você pode configurar seu próprio apartamento e dar uma aparência mais personalizada a ele, adotar animais de estimação e muito mais.
O estúdio optou por primeiro abordar o estado de saúde e jogabilidade do jogo, pois não faria sentido lançar grandes quantidades de Cyberpunk DLC ou grandes expansões enquanto a experiência no jogo é malfeita e executada, o que definitivamente faria sentido e lógica tendo em mente o estado inicial em que o jogo estava quando foi lançado. Mas isso, no entanto, introduziu um novo problema em si mesmo, o período de patches e correções pode ter cansado os fãs que não querem apenas novas skins e colírios, mas sim sede por novos modos, recursos de jogabilidade, eventos de enredo com script e ramificados e maneiras mais interativas de atravessar as ruas de Night City, um sistema de IA policial de melhor atuação (com até mesmo uma mecânica de prisão e prisão, já que houve vazamentos de tal local que havia sido projetado) e multijogador cross-play.
Seria uma façanha difícil para a CD Projekt Red realizar, mas é impossível e a faísca inicial foi extinta? Temos que mergulhar mais fundo nas coisas e, para isso, teríamos que voltar nossas cabeças para os anúncios recentes sobre alguns desses recursos.
Então, com quase uma dúzia de atualizações futuras do Cyberpunk 2077 DLC deixadas na mesa, parece que as coisas estão um pouco atrasadas e recentemente obtivemos algumas informações que lançaram alguma luz sobre o desenvolvimento multijogador do jogo. Ele afirmou que "na esteira da recente decisão de iniciar uma cooperação estratégica com a Epic Games e usar o Unreal Engine 5 - que oferece soluções multijogador avançadas - cessamos o desenvolvimento de nossa própria tecnologia multijogador e criamos uma respectiva baixa contábil no valor de quase 21 milhões", o que significa que o REDengine está sendo trocado pelo UE5 quando se trata do aspecto multijogador dos planos do Cyberpunk 2077 DLC , o que significa que o estúdio abandonou todo o progresso em andamento que poderia ter tido para adicionar tais recursos ao REDengine e transita seus esforços em uma nova direção para integrá-los na tecnologia UE5, pois já tem tudo implementado e em um estado pronto. Isso significa que o multijogador do Cyberpunk 2077 teria uma produção separada e seria vendido separadamente?
Como o jogo principal pode não combinar com o uso de diferentes engines ao mesmo tempo ou para seus diferentes modos, ele pode muito bem ser um projeto independente que seja lançado separadamente da campanha single player. Poderíamos dizer que tempos difíceis exigem soluções radicais, mas isso vai um pouco além da linha de ideias sensatas ou é uma abordagem completamente nova para tirar o melhor proveito de uma situação ruim? Teríamos que esperar para ver qual decisão será tomada sobre esse assunto, já que a equipe da CDPR tem feito alguma reestruturação, como vimos na divulgação dos funcionários nos relatórios recentes, onde uma parcela menor da equipe está trabalhando no suporte ao jogo como ele está atualmente, enquanto uma fração maior está trabalhando nas Expansões do Cyberpunk 2077 , essa mudança gradual foi mencionada no relatório e seu foco seria voltado para isso muito mais após a data de lançamento do DLC 1.6 do Cyberpunk 2077 , que ainda não foi anunciada específica e oficialmente.
Com o passar do tempo, certamente teremos melhorias cada vez mais novas no título, uma IP tão grande não é fácil de entregar e nosso instinto nos diz que há muito mais em andamento para o jogo com tema cibernético. O estúdio tem uma reputação muito impressionante quando se trata de expansões e DLC, como mostrou e demonstrou por meio da série Witcher (que também teve uma atualização de anúncio recente, mas isso é assunto para um artigo separado que prepararíamos) ao longo dos anos, mas os próximos desenvolvimentos devem trazer o melhor dos melhores, pois está em um estágio tão crítico agora.
Até mesmo os fãs mais dedicados do jogo estão ficando cada vez mais ansiosos por novos conteúdos para download de Cyberpunk , e outros que abandonaram o jogo podem não retornar apenas para um novo veículo ou arma. Deve haver mais tipos de história e missão, recursos e mecânicas no jogo que mostrem que valeu a pena a espera e os atrasos.
Então, vai ter DLC Cyberpunk? Pode apostar que vai ter, é muito difícil dizer exatamente quando, mas uma coisa é certa – quando ouvirmos sobre isso, você certamente receberá um artigo mais aprofundado nosso.
10 coisas para você saber antes de jogar Cyberpunk 2077
Depois do sucesso estrondoso da série The Witcher, a CD Projekt Red
vem se preparando para o que pode ser um dos maiores lançamentos do
mundo dos RPGs. Estamos falando de Cyberpunk 2077, um jogo extremamente
ambicioso. Para quem quer saber mais sobre o game e entrar no hype,
separamos 10 coisas que você precisa saber antes de jogar Cyberpunk
2077.
A julgar pelos trailers, o jogo vai levar a maioria das placas de
vídeo atuais à lona. Cyberpunk faz uso de uma série de tecnologias
dignas da nova geração, a exemplo de iluminação e reflexos por Ray
Tracing. Seus cenários também estão entre os maiores já vistos no
universo 3D, algo que deve exigir bastante do seu PC.
Deixando um pouco de lado os aspectos técnicos, vamos explorar
algumas das curiosidades sobre o game, como as origens da história e os
impactos que terão cada uma das decisões tomadas pelos jogadores. Bora
lá!
10 coisas para saber antes de jogar Cyberpunk 2077
1. As origens de Cyberpunk 2077
Apesar de Cyberpunk 2077 ter uma história original, ele é amplamente
baseado no universo de Cyberpunk 2020, um RPG de mesa (tabletop) escrito
por Mike Pondsmith e publicado pela R. Talsorian Games. Na obra, os
ditos Cyberpunks obedeciam a algumas (três?) regras:
Estilo supera substância
Atitude é tudo
Sempre viva no limite
(Quebre as regras)
Você deve ter visto algumas dessas frases em vários dos materiais de
divulgação de Cyberpunk 2077. Fato é que o autor original tem ajudado a
CD Projekt Red com uma série de itens do jogo, aproximando ainda mais o lore das obras.
Há até mesmo algumas conexões entre certos personagens atuais e eventos passados, mas vamos guardar os spoilers por enquanto…
2. Um universo inteiro a ser explorado, com locais conhecidos
Com uma fonte de inspiração tão rica em detalhes, é natural que a
equipe do game se baseie em várias das ambientações de CP 2020 para
construir o universo 3D. Jogadores familiares com a obra encontrarão
regiões e prédios exatamente como descritos no RPG Tabletop.
Aliás, falando em construções, os jogadores poderão entrar em praticamente todos os lugares visíveis em Cyberpunk 2077.
Veremos os chamados Megablocos, construções que são grandes a ponto de possuírem seus próprios ecossistemas.
Haverá cerca de seis distritos e os jogadores poderão deixar a cidade
para explorar os arredores. A promessa é de um mapa gigantesco, mas
jamais vazio em termos de conteúdo. Não é à toa que o jogo foi anunciado
em 2013 e só agora teve uma data de lançamento definida.
3. Uma mudança de perspectiva
Para quem vem de The Witcher 3, a grande mudança é a perspectiva de
câmera. Passamos da terceira para a primeira pessoa, o que favorece
bastante os jogadores de mouse e teclado. A CD Projekt Red afirma que
trabalhou duro para melhorar a movimentação dos personagens,
implementando até mesmo um novo sistema de combate com socos e outros
golpes (para quando você não está armado).
Isso também favorece os cenários verticais do game. Será bem mais
fácil observar o que acontece nos arranha-céus observando o cenário em
primeira pessoa.
4. As suas escolhas importam, mais do que nunca!
Desde o início, cada escolha que você faz tem uma consequência.
Durante a criação do personagem, você deve escolher uma história de
plano de fundo, um herói de infância, a sua razão para ir até Night City
e um evento que marcou a sua vida.
Estas opções definem conversas futuras e principalmente em qual
região da cidade começa o jogo. Personagens reagirão de modo diferente,
de acordo com o seu estilo de vida. Veja abaixo como as opções
escolhidas afetam a partida de Cyberpunk 2077:
Life Path Corpo: Início na Araska Tower
Life Path Nomad: Início em Badlands
Life Path Street Kid: Início em um Bar de Night City
Ao terminar o “Tutorial”, você será levado 6 anos ao futuro,
começando o jogo de verdade exatamente na demonstração de gameplay da E3
2018. Loucura, não é mesmo?
5. Os implantes são apenas o começo!
O universo de cyberpunk é repleto de pessoas melhoradas
tecnologicamente. Há ciborgues por toda a parte e você não é exceção.
Seu personagem poderá trocar várias partes do corpo, incluindo olhos,
mãos, acessórios acoplados, habilidades e muito mais.
Aliás, cada habilidade destravada no game supostamente tem entre 20 e
30 opções adicionais de perks, para uma customização que chega a ser
cômica de tão ampla. Haverá 5 traços básicos para o seu protagonista,
que são:
Body
Intelligence
Reflexes
Technical
Cool
6. GTA Cyberpunk 2077 Edition
Um universo gigante a explorar, sistemas de causa e efeito, quests
mutantes… O que falta? Uma forma de explorar o universo e ver todas
essas belezas de perto, é claro! Por isso você poderá roubar carros,
motos e outros tipos de veículos no jogo. Segundo fontes, ao melhor
estilo GTA, matando o piloto e pegando a máquina na cara dura.
Quem testou o game inclusive afirma que os veículos têm seu peso, mas que a dirigibilidade lembra o Grand Theft Auto.
Ao adquirir um veículo é possível personalizá-lo nos mínimos
detalhes. E para acompanhar, que tal uma estação de rádio apenas com
Rock? A CD Projekt Red disse que é para a galera ficar ligada, pois
grandes anúncios e contratos com bandas famosas vêm aí!
7. Um jogo, muitos idiomas
Há mais de 18 idiomas e traduções programadas para o lançamento de
Cyberpunk 2077. Ainda não foi confirmado quais delas terão voiceovers
(dublagens), mas todas as listadas abaixo contarão ao menos com
legendas. A lista foi obtida a partir do Discord do game e complementada
pela própria conta do Cyberpunk 2077 no Twitter:
Alemão
Árabe
Chinês
Coreano
Espanhol
Francês
Inglês
Italiano
Japonês
Língua Húngara
Língua Tcheca
Polonês
Português do Brasil!
Russo
8. Polêmicas não vão faltar…
Mantendo a tradição, a CD Projekt Red vai tratar de temas
controversos no jogo. Nada mais natural, considerando a temática do jogo
e o futuro distópico em que ele se situa. Jogadores podem esperar por
questões de cunho sexual, étnico, romances questionáveis, entre outros.
Aliás, lembram que nós comentamos da troca de partes do corpo? Então… Pode acreditar que a customização vai bem fundo!
9. Nada de Loadings, do começo ao fim
A promessa da desenvolvedora é de ter o mínimo possível de telas de
loading em Cyberpunk 2077. Alguns comentaram que haverá apenas um load
inicial para carregar os cenários. Mais nada depois disso.
Considerando a chegada dos novos PlayStation 5 e Xbox Series X, ambos
equipados com poderosos SSDs, é bem possível que o jogo rode sem tela
nenhuma de carregamento. Um sonho para muitos dos exploradores e
jogadores de RPG, que hoje sofrem com uma perda incalculável de tempo.
10. As quests serão simplesmente absurdas
Se tudo o que descrevemos até aqui não for suficiente para animar
você, que tal mais alguns detalhes das quests? Em primeiro lugar, o jogo
se baseia em um sistema de tempo que considera 1 hora real como 8 horas
ingame.
As quests não obedecerão regras duras. Isso significa que abandonar a
quest no meio de uma correria para viajar pelo deserto não a cancela.
Os efeitos são persistentes e os desdobramentos dos seus atos podem se
refletir ao longo de muitas outras interações.
Jogadores podem sim entrar no modo assassino ou fechar a missão sem
dar um soco sequer. Uma das missões, em especial, tem 7 diferentes
possibilidades de fim, abrindo um leque de possibilidades jamais
testemunhado na história dos RPGs modernos.
Lançamento de Cyberpunk 2077
Cyberpunk tem lançamento programado para o dia 19 de novembro de 2020
para PlayStation 4, Xbox One e PC, onde o game mostrará todos os seus
efeitos e tecnologias.
Versões para os consoles da nova geração estão programadas, mas é bem
possível que PlayStation 5 e Xbox Series X não recebam Cyberpunk 2077
antes do natal de 2020. A desenvolvedora já admitiu que vai levar um
tempo nos aprimoramentos para a nova geração. O modo multiplayer também
vem depois, em um pacote à parte da campanha do RPG.