em 2018 lançou o Quake Champions. Tendo como inspiração principalmente o lendário Quake III Arena, o novo jogo buscou se atualizar adotando a ideia de personagens com características e habilidades únicas, que aqui são conhecidos como Campeões.
Com os 25 anos da franquia Quake sendo comemorado em 2021, a id Software está preparando para o game Quake Champions diversas novidades para comemorar uma data tão especial, principalmente por ser um jogo historicamente responsável pelo desenvolvimento e popularização dos gêneros Arena e FPS.
Talvez o público mais novo não goste muito dos claustrofóbicos mapas e não se impressione pelo gráficos um tanto simplórios, mas se você passou pela década de 90 e adorava a jogabilidade frenética que os jogos da época entregavam, há uma boa chance de o Quake Champions conseguir lhe Viciar.
A Revolução de Quake

Mas a id Software não parou por aí. Em 1996, lançou Quake. Este jogo introduziu gráficos 3D avançados, ambientes totalmente tridimensionais e uma física impressionante para a época. A velocidade era alucinante, e os jogadores se tornaram verdadeiros atletas virtuais, pulando e desviando de tiros enquanto enfrentavam criaturas e outros jogadores.
Quake também foi um marco no desenvolvimento de jogos online. O jogo popularizou os mods e customizações, com jogadores criando mods de jogabilidade, mapas e modelos de personagens. Além disso, Quake foi fundamental para o crescimento dos eSports, criando a base para competições de tiro em primeira pessoa que vemos hoje.