quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Como instalar e jogar Call of Duty: Mobile gratuitamente no PC

 


Call of Duty: Modern Warfare chegou aos PCs e consoles. Infelizmente, nem todo mundo tem grana para comprar os jogos no lançamento. Se esse for o seu caso, temos uma alternativa interessante: que tal experimentar a versão mobile, lançada para smartphones iOS e Android, mas com todas as vantagens de um teclado e mouse?

Hoje mostraremos como você pode instalar Call of Duty: Mobile de graça e em apenas alguns minutos no seu computador, utilizando um software chamado Gameloop.

O que é o Gameloop?

Para rodar Call of Duty: Mobile no seu PC, vamos utilizar um emulador de Android. Há diversos serviços disponíveis na internet, mas para facilitar escolhemos o GameLoop, que vem pré-configurado para o jogo da Tencent. 

Ele tem recursos desenvolvidos especialmente para quem planeja jogar jogos de Android no PC, a exemplo de suporte para mouse e teclado, sistemas anti-cheat, ajuste de desempenho e formato de tela, além de uma interface que vai direto ao ponto. É só instalar, selecionar o jogo e curtir.

Como jogar Call of Duty: Mobile de graça no seu PC

Instalar a versão mobile de Call of Duty no PC é uma tarefa que requer poucos minutos. A maioria das etapas é autoexplicativa, bastando confirmar os downloads e aguardar até que o GameLoop finalize todo o procedimento de preparação do game. Vamos ao passo a passo detalhado:

Passo 01 – Acesse o site do Gameloop clicando neste link. Em seguida, clique sobre o botão “BAIXAR”, mostrado abaixo:

Passo 02 – Instale o GameLoop a partir do arquivo baixado. Depois de confirmar a seleção, aguarde a inicialização do emulador. Ele ainda baixará outros complementos necessários para rodar CoD, mas tudo isso é feito automaticamente.

Passo 03 – Na interface do GameLoop, clique em Centro de Jogos e escolha Call of Duty Mobile. Confirme a instalação do game em si.

Passo 05 – Abra o jogo e divirta-se. Caso não queira criar uma conta no Facebook (ou não queira logar em uma já existente), opte pela opção Guest para entrar como convidado em uma das partidas.

Comandos básicos de Call of Duty: Mobile

Como em todo jogo feito para Android, você pode atirar e se movimentar clicando sobre pontos específicos da tela. Contudo, a jogabilidade fica muito melhor com o mapeamento automático de teclas e mouse trazidos pelo software GameLoop. Vamos aos comandos básicos de jogo:

  • W, S, A, D: Teclas usadas para movimentar o personagem
  • Shift: Sprint, faz o personagem correr 
  • F: Tecla de função variável, de acordo com o contexto. Pode servir para confirmar seleção, pegar equipamentos no chão, abrir e fechar portas, entre outros
  • Botão esquerdo do mouse: Disparar arma ou implementar o escudo
  • Botão direito do mouse: Ativa a mira da arma selecionada, garantindo mais precisão no disparo
  • Barra de espaço: Pular
  • C: Agachar ou deixar, quando pressionado por mais tempo
  • 3: Granada de atordoamento
  • 4: Granada de dispersão ou de fragmentação (Frag)
  • 5: Ativa o perk de uma killstreak, como o chamado de mísseis aéreos para dizimar as tropas inimigas
  • 6: Granada de luz (flash)
  • 7, 8 e 9: Hemostático, Kit de primeiros socorros e Adrenalina, respectivamente

Conhecendo os recursos do Gameloop

O emulador roda em uma janela de Windows, como qualquer outro programa. Você pode configurá-lo para o modo de tela cheia, ou deixar o game em um canto, podendo fazer outras coisas enquanto curte CoD.

O Gameloop oferece os principais recursos do sistema operacional da Google

Ele oferece suporte aos principais recursos do sistema operacional da Google, como teclados virtuais para entrada de dados. Os ajustes podem ser realizados por meio dos botões localizados na parte direita da interface e incluem até mesmo a configuração do dispositivo emulado.

Agora que você já conhece os comandos básicos e os principais recursos do GameLoop, vá detonar no campo de batalha. O jogo pode não ter os gráficos tão bons quanto o de Call of Duty: Modern Warfare 2019, mas é um bom quebra-galho para quem não quer ficar de fora da guerra.

Novos mapas, cavernas e interações com o cenário prometem uma nova experiência aos jogadores.

Além disso, de acordo com o estúdio, o novo game será pensado para a comunidade. Com isso, novos mapas e conteúdos adicionais devem ser disponibilizados futuramente sem custos ao jogador que já adquiriu o game. Excelente notícia!

Requisitos mínimos de CoD Modern Warfare

Se você não vai jogar Call of Duty Modern Warfare nos consoles de mesa, chegou o momento de conferir uma lista de informações primordial para sua diversão: os requisitos mínimos e, também, as configurações recomendadas pelos desenvolvedores para você rodar o game.

Lembrando sempre que essa divisão é necessária por diversos motivos. Há infinitas combinações de perfis para computadores, casamentos de placas de vídeo, processadores, capacidade de memória, tipos de armazenamento… Enfim, as possibilidades não tem fim!

E, para aqueles que não têm, ainda, um computador de última geração, é importante conseguir rodar o jogo e se divertir sem grandes problemas. Aqui, o recomendado é utilizar configurações gráficas sugeridas pelo título, sempre lançando mão de personalizações mais modestas no visual do CoD para que não haja travamentos, queda de frames ou nada que prejudique a sua jogatina. Confira:

  • Sistema Operacional: Windows 7 Service Pack 1, Windows 8.1 ou Windows 10, todos em suas versões 64 Bit
  • Processador: Intel Core i5-2500K 3.3 GHz ou AMD FX-8320 3.5 GHz
  • Memória: 8 GB de RAM
  • Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTX 960 com 2 GB ou AMD Radeon R9 380 com 2 GB 
  • Suporte a DirectX 11
  • Placa de som: 100% compatível com DirectX 11
  • Espaço em disco: 50 GB

Requisitos recomendados de CoD Modern Warfare

Por tratar-se de um jogo novo e com visual caprichado, deu para ver pelos requerimentos mínimos que Call of Duty Modern Warfare não vai dar vida fácil para gamers de plantão. Mas fique feliz: se o seu PC está com uma configuração caprichada, você não deve ter problemas em tirar o algo próximo do melhor do que o novo título terá para oferecer.

Com setups que igualem ou superem estas “referências” você conseguirá ter partidas mais fluidas, e bonitas, tudo sem que o desempenho do seu computador ao rodar o novo CoD seja prejudicado. Confira as configurações recomendadas: 

  • Sistema Operacional: Windows 10 em versão 64 Bit
  • Processador: Intel Core i7-6700K 4 GHz ou AMD Ryzen R5 1600 3.2 GHz
  • Memória: 16 GB de RAM
  • Placa de vídeo: NVIDIA GeForce RTX 2060 com 6 GB ou AMD Radeon RX 590 com 8 GB 
  • Suporte a DirectX 12
  • Placa de som: 100% compatível com DirectX 10
  • Espaço em disco: 50 GB

Requisitos recomendados para desempenho Ultra

Se você não poupou esforços na hora de montar a sua máquina, chegou a hora de botar ela pra trabalhar de verdade. Com as configurações “Ultra”, aqui você poderá ver o título em todo o seu esplendor. 

Gráficos com limites definidos no máximo, monitores 4K e taxas de 60 fps também poderão ser atingidas se a sua máquina permitir, é claro. A ideia, com estas configurações, é conseguir ter na sua tela o visual mais próximo do conceito criado pelos desenvolvedores do jogo.

  • Sistema Operacional: Windows 10 em versão 64 Bit
  • Processador: Intel Core i7-8700K 3.7 GHz ou AMD Ryzen 7 2700 3.2 GHz
  • Memória: 16 GB de RAM
  • Placa de vídeo: NVIDIA GeForce RTX 2080 com 8 GB, AMD Navi RX 5000 ou AMD Radeon VII com 16 GB 
  • Suporte a DirectX 12
  • Placa de som: 100% compatível com DirectX 10
  • Espaço em disco: 50 GB


Como jogar Free Fire no PC usando teclado e mouse

 


Fortnite e Player Unknown: Battlegrounds (PUBG) não estão sozinhos na arena dos Battle Royale para celulares. Garena Free Fire: Battlegrounds também traz disputas de alto nível para os portáteis, exigindo comandos rápidos e uma mira muito precisa do jogador que quer se sagrar o vencedor da rodada.

Sabemos que a tela do smartphone nem sempre é a mais indicada para jogar os games de tiro e ação. Por isso a nossa dica de hoje vai dar a você uma boa vantagem: com a ajuda do Bluestacks, um poderoso emulador de dispositivos Android, colocaremos Free Fire no seu PC.

Vale ou não vale?

Pode parecer trabalhoso, mas certamente compensa. Em primeiro lugar, você passará a controlar seu personagem com mouse e teclado, o que garante uma liberdade muito maior de controles. Todos os comandos poderão ser personalizados da forma como preferir, sem limitações de espaço para os dedos.

Além disso, os emuladores de Android, quando instalados em computadores robustos, fazem uso de todos os recursos, incluindo a sua placa de vídeo. A própria criadora do Bluestacks cita que o sistema pode ficar até 6x mais rápido do que um Samsung Galaxy S9+, um número impressionante.

A instalação não levará mais do que alguns minutos.

O resultado é um desempenho muito superior ao oferecido pela maioria dos aparelhos intermediários disponíveis no mercado. A taxa de quadros por segundo (FPS) mais elevada tende a melhorar o tempo de resposta dos jogadores e fatores como a precisão na hora de puxar o gatilho.

É claro, não vamos discutir se tantas vantagens deixam o jogo justo ou se isso é ou não uma forma de “cheat”, trapaça. Cada um deve escolher como se diverte mais com os jogos, afinal de contas, esse é o objetivo principal.

Como instalar e configurar o Bluestacks no PC

Para rodar o Android no seu PC e usufruir de todas as melhorias, o primeiro passo é acessar a página do Bluestacks e clicar em “Baixe o Bluestacks”, como mostrado na imagem abaixo:

Após abrir o instalador, basta seguir as instruções na tela. Dentro de alguns instantes você terá uma área de trabalho Android rodando. Lembre-se que a primeira vez pode demorar um pouco mais para carregar porque o programa calcula automaticamente o desempenho do seu PC e ajusta todas as configurações.

Caso continue enfrentando lentidão, verifique se a tecnologia de virtualização do seu processador (Intel ou AMD) está ativada na BIOS. Outras dicas mais avançadas podem ser vistas neste link.

Instalando o Garena Free Fire

Já com o programa rodando, clique sobre o ícone de Free Fire que aparece. Caso não veja uma imagem como a mostrada abaixo, vá ao campo de busca para procurar pelo jogo. Abra a Google Play, insira seus dados e complete a instalação. O download na versão atual tem aproximadamente 430 MB.

Os Power Ups do Bluestacks

Bluestacks reconhecerá a instalação de Free Fire e oferecerá a você a opção de ativar os xPacks. São otimizações variadas para o jogo, indo desde a opção de acelerar a performance do jogo com um clique (mostrada abaixo) até skins exclusivas e papéis de parede.

O mais importante dos botões é “Personalizar comandos de jogo”, que abrirá uma tela nova. Nela, basta clicar nos botões virtuais e definir qual tecla será a responsável. O botão de pulo, por exemplo, pode ser mapeado para a barra de espaço. São mais de 20 regiões selecionáveis. E a melhor parte é que Bluestacks já traz uma configuração pré-definida para aqueles que não têm paciência de ajustar comando por comando.

Para jogar Free Fire como um verdadeiro FPS, pressione a tecla F1, responsável por ativar o modo “Battle Royale”. Nesse modo você movimenta a mira com o mouse, atira com um clique no botão esquerdo e ativa a luneta com o botão direito. Para navegar pelos menus com o cursor do mouse basta segurar a tecla Alt.

Streaming dos seus jogos a um clique

Vale lembrar que Bluestacks não funciona apenas com o Free Fire. Há uma infinidade de jogos compatíveis com a tecnologia de mapeamento virtual de botões. Vale a pena fazer o teste com os seus jogos prediletos para ver se consegue melhorar o seu desempenho nas partidas.

Na página do emulador são mostrados diversos jogos com amplo suporte. A plataforma está crescendo tanto que há até mesmo um sistema de moedas digitais, obtidas dentro dos jogos, que permitem a troca por outros itens virtuais e até mesmo utensílios reais, camisetas, canecas…

Outra vantagem de ter o emulador é que você está literalmente em ambiente Windows, o que permite o uso de softwares como o OBS Studio (Open Broadcaster Software) para captura de áudio e vídeo e streaming em tempo real, com conexão para plataformas como Facebook e Twitch. Para fazer o download do OBS, clique neste link.

Se você está curioso em ter um Android completo no seu PC, faça o download. A instalação não levará mais do que alguns minutos. 

Fonte: BlueStacks

Como se tornar um streamer de Fortnite?

 

Para se tornar um streamer de Fortnite, você precisará de:

  • Um bom computador: Com hardware suficiente para rodar o jogo de forma fluida e transmitir a jogabilidade sem lags.
  • Um bom microfone e câmera: Para se comunicar com seus espectadores e criar uma experiência mais imersiva.
  • Uma conexão de internet estável: Essencial para evitar interrupções durante as transmissões.
  • Software de streaming: Programas como OBS Studio ou Streamlabs OBS são os mais utilizados para realizar transmissões ao vivo.
  • Uma conta em uma plataforma de streaming: As principais plataformas são Twitch e YouTube.
  • Criatividade e personalidade: Para se destacar no meio dos demais streamers, é importante ter uma personalidade única e criar conteúdo interessante para seus espectadores.

Além disso, é fundamental construir uma comunidade ao redor do seu canal, interagindo com seus seguidores, participando de eventos e criando um ambiente positivo para que as pessoas queiram voltar a assistir aos seus streams.

Quais são os maiores desafios enfrentados pelos streamers?

Ser um streamer de sucesso exige muito trabalho e dedicação. Alguns dos maiores desafios enfrentados pelos streamers incluem:

  • Concorrência: O mercado de streaming é bastante competitivo, com milhares de streamers buscando a atenção do público.
  • Manter a consistência: Criar conteúdo de qualidade de forma consistente pode ser desafiador, especialmente para quem trabalha em tempo integral.
  • Gerenciar o tempo: Além de jogar e transmitir, os streamers precisam lidar com tarefas como edição de vídeos, interação com a comunidade e busca por patrocínios.
  • Pressão psicológica: A pressão para performar bem e agradar aos espectadores pode ser grande, causando ansiedade e burnout.
  • Problemas técnicos: Problemas de conexão, falhas no software e outros imprevistos podem interromper as transmissões e frustrar os espectadores.

Qual o impacto dos streams na indústria dos games?

Os streams tiveram um impacto significativo na indústria dos games, transformando a forma como os jogos são produzidos, consumidos e comercializados. Alguns dos principais impactos incluem:

  • Popularização dos esports: Os streams contribuíram para o crescimento exponencial dos esports, tornando os jogos competitivos mais populares e lucrativos.
  • Desenvolvimento de novos jogos: As preferências dos streamers e seus espectadores podem influenciar o desenvolvimento de novos jogos, com os desenvolvedores buscando criar experiências mais adequadas para o público que consome conteúdo online.
  • Criação de novas oportunidades de negócios: Os streamers podem gerar renda através de patrocínios, doações, venda de produtos personalizados e participação em torneios.
  • Mudança no comportamento dos jogadores: Os streams influenciam a forma como os jogadores jogam, com muitos buscando imitar os seus streamers favoritos e adotar novas estratégias e estilos de jogo.
  • Democratização do acesso à informação: Os streams permitem que qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, aprenda sobre novos jogos, veja como os profissionais jogam e se conecte com outros jogadores.

Em resumo, os streams desempenham um papel fundamental na indústria dos games, moldando a forma como interagimos com os jogos e criando uma nova geração de estrelas do entretenimento.


Mesmo enfrentando a concorrência feroz de jogos como Apex Legends, Fortnite continua rei, liderando os rankings dos Battle Royale para PC. O cenário competitivo também está crescendo em ritmo acelerado. Prova de tanto sucesso foi a Copa do Mundo Fortnite, realizada em julho deste ano. Com uma premiação total de mais de 30 milhões de dólares, ela reuniu os melhores jogadores de Fortnite do mundo todo. 

Uma prova do sucesso de Fortnite foi a Copa do Mundo em julho deste ano, com uma premiação total de mais de US$ 30 milhões.

Curioso para saber quem são essas feras dos eSports? Então dê uma olhada na nossa lista e aproveite para ter uma ideia do quanto cada um deles já ganhou com o jogo free to play desenvolvido pela Epic Games. 

Os melhores jogadores de Fortnite do mundo

Pegando carona no fim da Fortnite World Cup 2019, nossa lista trará os vencedores das principais categorias. Contudo, procuramos também os nomes que, mesmo não tendo chegado às finais, vêm fazendo barulho e contribuindo para o crescimento da comunidade. Falaremos sobre os maiores ganhadores em termos financeiros, os maiores streamers e aqueles que são simplesmente bons demais no gatilho.

Os campeões da Fortnite World Cup 2019

Kyle ‘Bugha’ Giersdorf

Kyle ‘Bugha’ Giersdorf é um garoto de 16 anos, nascido em Pottsgrove, Pennsylvania. Ele chegou como um desconhecido, mas passou a comandar os rankings dos jogadores que mais faturaram, sendo o primeiro jogador Solo a se tornar Campeão da Fortnite World Cup. Com isso, ele recebeu o prêmio máximo no valor de 3 milhões de dólares. Nada mal, não é mesmo?

Com uma atitude simples, ele disse que só quer comprar uma mesa nova. O restante do dinheiro será investido e poupado para o futuro. Antes desse prêmio, Bugha já havia recebido cerca de USD 25 mil por competições menores. 

Nyhrox 

Norueguês, Emil “Nyhrox” Pedersen é outro garoto de 16 anos que pode celebrar a vitória da Fortnite World Cup. Em parceria com Aqua, ele superou as etapas qualificatórias e eliminou todos os adversários na modalidade de Duplas do game. Competindo pela COOLER Esports, ele dividiu o prêmio de 3 milhões de dólares com o parceiro de jogo.

Aqua

Um ano mais velho do que o seu parceiro, o austríaco David W. “Aqua” ajudou a derrubar grandes nomes de Fortnite, caminhando até a final de duplas. Também foi outro que saiu com os bolsos cheios: 1,5 milhões a mais na conta bancária. E aí, já começou a jogar Fortnite?

FaZe Cizzorz

Jack é conhecido não apenas pelo seu desempenho em jogos como Call of Duty e Fortnite, mas também por participar ativamente da comunidade. Ele é um dos criadores das Death Runs e disputou a Copa do Mundo, ganhando na modalidade criativa ao lado de hiimtylerh, zand ッ e Suezhoo!

Outras celebridades do Universo Fortnite

Ninja

Tyler “Ninja” Blevins é uma “sensação”, uma web celebridade que cresceu a um ritmo assustador com suas transmissões de Fortnite, tornando-se o maior streamer do mundo. Ele iniciou sua carreira com Halo e é apontado como um dos melhores jogadores (ocupando hoje a 118ª posição no ranking global).

Ele detém o recorde individual, somando 635 mil visualizações em uma participação ao vivo com o rapper Drake e outros astros, incluindo Travis Scott, JuJu Smith-Schuster e Kim Dotcom, criador do site MegaUpload.

Recentemente, Ninja anunciou que encerrará suas transmissões pelo Twitch, passando a fazer lives apenas pelo Mixer, plataforma da Microsoft (dizem que a empresa pagou 50 milhões de dólares pela exclusividade). Considerando que ele chegou à marca de 1 milhão de inscritos em apenas 5 dias, a parceria tem tudo para dar certo. Suas lives muitas vezes vêm acompanhadas de astros 

Turner “Tfue”Tenney

Turner Ellis Tenney é seu nome completo. O americano nasceu na Califórnia e ficou bem conhecido depois da polêmica envolvendo o time FaZe Clan. Ele alegou diversos problemas contratuais e encerrou a sua participação na justiça, processando a equipe. Dentro da arena, Tfue é conhecido por seu estilo sedento. Participa constantemente de competições e já faturou mais de 500 mil dólares em prêmios. O mais recente foi ao lado de Cloak Lepore.

Dennis “Cloak” Lepore

Dennis Lepore nasceu em 1994. Ele começou seu canal em 2015 e ganhou notoriedade por suas habilidades, mais tarde passando a integrar o FaZe Clan. É reconhecido a nível profissional em Fortnite e outros jogos como PUBG e H1Z1. Seu outro alias online é Cloakzy.

Timothy “Bizzle” Miller

Atualmente, Timothy joga pela equipe Ghost.Já acumulou diversos prêmios em competições menores de Fortnite, ultrapassando a marca dos 500 mil dólares recebidos.

Bizzle era o mais “rico” jogador de Fortnite até a realização da World Cup.

Era o mais “rico” dentre os jogadores de Fortnite, até a realização da World Cup, que colocou muitos outros competidores em vantagem, devido ao tamanho das recompensas. Após uma série de frustrações com a recente eliminação do torneio, Bizzle esbravejou: “Não aguento mais, quero voltar a jogar CS Competitivo”.

Nate “NateHill” Hill

Sua capa do YouTube já diz tudo: Profissional em Fortnite. Nate joga em alto nível e está se aproximando da marca de 500 mil seguidores na rede de vídeos da Google.

No Twitch já são quase 600 mil inscritos. Ele integra o clã da FaZe, junto com outros colegas de alto nível.

Graças ao rastreamento de esportsEarnings, podemos ver quais jogadores embolsaram mais dinheiro de suas performances em torneios, até agora.

Top 20 maiores ganhos Fortnite pros a partir de março de 2021

Posição Nome A nacionalidade Ganhos
1o Bugha em EUA              US$ 3,141,395,05
2o Aquário A Áustria R$ 1,924,974.23
3o Salmos do Salmo EUA US$ 1,873,138.80
4o Nyhrox (ins: Guia Noruega $1,536,845.69
5o EpikWhale (porta-dia) EUA $1,349,767.32
6o dia Wolfiez (tradução) Reino Unido $1,331,128.07
7o dia Rojo (des-le Países Baixos $1,213,576.66
8o em que se ( Kreo (Kreo) Rio de Janeiro $1,200,043.07
9o Zayt (su) O Canadá US$1,186,189.75
10o Saf (sábio EUA US$ 1.126,345,35
11o dia de ? Ceice (Cice) EUA US$ 1,109,880.47
12o kinG (Porta) Argentina US$ 1.021.00
13o Elevate O Canadá $991,583.20
14o dia Skite em A França $850,264.02
15o Mitr0 (Mit) Países Baixos $775,874.81
16o dia de final Crue (smae) Suécia US$ 715,150,00
17o dia de Julho Mongraal (a) Reino Unido $673,354.23
18o dia de Julho Bizzle (Bizzle) EUA $615.636,69
19o Arkhram (Tradução) EUA $608,416.68
20o Tfue em Inglês EUA US$ 594,850.00


Proteção de criança e adolescente em ambiente digital será tema de debate

 

Comissão quer discutir projeto que propõe regras como a criação de mecanismos para verificar idade de usuários
Freepik

Fonte: Agência Senado


A Comissão de Comunicação e Direito Digital (CCDD) fará na quarta-feira (15), a partir das 14h, sua segunda audiência pública interativa para discutir o Projeto de Lei (PL) 2.628/2022, que trata da proteção de crianças e adolescentes na internet. 

Diversos requerimentos foram apresentados para a audiência, incluindo os do presidente da comissão, senador Eduardo Gomes (PL-TO) , do autor do projeto, Alessandro Vieira (MDB-SE), e do senador Izalci Lucas (PL-DF) — REQs 42/2024, 14/2024 e 11/2024, respectivamente. 

Izalci ressaltou a importância da proteção dos jovens no ambiente digital: "Estamos lidando com a proteção da camada mais vulnerável e preciosa de nossa sociedade — nossas crianças e adolescentes — no ambiente digital", justificou o senador em seu requerimento.

O PL 2.628/2022 propõe regras para redes sociais, aplicativos, sites, jogos eletrônicos, softwares, produtos e serviços virtuais, como a criação de mecanismos para verificar a idade dos usuários. O projeto também impõe supervisão do uso da internet pelos responsáveis e obriga provedores de internet e fornecedores de produtos a criar sistemas de notificação de abuso sexual e oferecer configurações mais eficientes para a privacidade e a proteção de dados pessoais. 

A proposta já passou pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), e agora está em discussão na CCDD. Se aprovada, seguirá para a Câmara dos Deputados.

Já confirmaram participação no debate:

  • Carlos Baigorri, presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel);
  • Fábio Meirelles, diretor de direitos na rede e educação midiática da Secretaria de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR)
  • Francisco Brito Cruz, diretor-executivo do InternetLab
  • Juliano Maranhão, professor e diretor do Legal Grounds Institute
  • Rodrigo Paiva, presidente do conselho da Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (Abral)

Também foram convidados para a audiência pública a pesquisadora e advogada Estela Aranha; o representante da SaferNet Brasil, Thiago Tavares; a diretora do Instituto de Referência em Internet e Sociedade, Ana Bárbara Gomes; o diretor de políticas públicas do TikTok Brasil, Fernando Gallo; o representante da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net), Igor Luna; a gerente de relações governamentais do Google Brasil, Flávia Annenberg; a gerente de políticas públicas do YouTube, Erika Alvarez; e um representante da empresa Meta.

Esta será a segunda audiência sobre o assunto. A primeira audiência sobre o tema acontecerá nesta terça-feira (14), às 14h.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

Senado aprova marco legal da indústria dos jogos eletrônicos

 

Setor de jogos eletrônicos é o que mais cresce no entretenimento mundial, frisou Leila, que defendeu aprovação
Jefferson Rudy/Agência Senado

Fonte: Agência Senado

O Plenário do Senado aprovou um projeto de lei que cria o marco legal para a indústria de jogos eletrônicos no Brasil. O PL 2.796/2021, que agora volta para nova análise da Câmara dos Deputados, teve voto favorável da relatora, senadora Leila Barros (PDT-DF). O autor original da matéria é o deputado federal Kim Kataguiri (União-SP).

O projeto regula a fabricação, a importação, a comercialização, o desenvolvimento e o uso comercial dos jogos, além de apresentar medidas para incentivar o ambiente de negócios e aumentar a oferta de capital para investimentos no setor. O novo marco define os jogos eletrônicos como programas de computador com elementos gráficos e audiovisuais com fins lúdicos, em que o usuário pode controlar a ação e interagir com a interface. 

— Isto aqui vai ser muito importante para o Brasil. O Brasil é um país criativo, que tem mentes brilhantes. E, olha, só para vocês terem ideia, o setor de jogos eletrônicos é o que mais se expande no setor de entretenimento mundial, com taxas de crescimento de 10% ao ano, gerando receitas, pasmem, de US$ 148 bilhões e atraindo mais de 2,4 bilhões de jogadores no mundo inteiro — disse Leila Barros.

O PL 2.796/2021 engloba ainda dispositivos e acessórios usados para executar os games, popularmente conhecidos como consoles, além de aplicativos de celular e páginas de internet com jogos. O texto aprovado exclui da definição as máquinas caça-níqueis, jogos de azar e loterias.

Também ficam de fora os chamados jogos de fantasia, em que os participantes escalam equipes imaginárias ou virtuais de jogadores reais de um esporte profissional. Os jogos de fantasia são aqueles disputados em ambiente virtual, a partir do desempenho de atletas, que podem receber premiação em função de seu desempenho. Essa modalidade de jogo on-line já é regulada pela Lei 14.790, de 2023, que trata das apostas de quotas fixas, conhecidas como bets.

Incentivos

O texto aprovado é um substitutivo elaborado pela relatora, que aperfeiçoou o texto recebido da Câmara. O projeto prevê tratamento especial para o fomento de jogos por empresários individuais, sociedades empresariais, cooperativas, sociedades simples e microempreendedores individuais (MEI).

Nesse caso, a receita bruta dos desenvolvedores no ano-calendário anterior não poderá exceder R$ 16 milhões. Para empresas com menos de um ano de atividade, o texto estabelece o valor proporcional de R$ 1,3 milhão para cada mês de atividade.

Outro requisito para acessar o tratamento especial é o uso de modelos de negócio inovadores para geração de produto ou serviço. Eles estão previstos na Lei 10.973, de 2004, que dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo.

O tratamento especial também vale para quem se enquadrar no regime especial Inova Simples, previsto na Lei Complementar 123, de 2006. O programa é um processo simplificado de formalização do negócio que concede tratamento diferenciado às iniciativas que se autodeclaram “empresas de inovação”. O objetivo é estimular a criação, a formalização, o desenvolvimento e a consolidação de agentes indutores de avanços tecnológicos, emprego e renda.

Leila Barros acredita que o marco regulatório vai fomentar o crescimento do setor, criar empregos, combater ilícitos e diminuir a carga tributária. Além disso, sustenta a relatora, vai aumentar a arrecadação do governo e dar visibilidade e segurança jurídica para a indústria dos games.

O PL 2.796/2021 inclui um artigo na Lei do Audiovisual (Lei 8.685, de 1993) para oferecer abatimento de 70% no Imposto de Renda devido em remessas ao exterior relacionadas à exploração de jogos eletrônicos ou licenciamentos. O benefício vale para contribuintes que investem no desenvolvimento de projetos de jogos eletrônicos brasileiros independentes.

Na Lei Rouanet (Lei 8.313, de 1991), o texto traz dispositivos para estimular a produção ou a coprodução de jogos eletrônicos brasileiros independentes. Para a senadora Leila, o projeto pode “corrigir desequilíbrios e promover o setor de games no Brasil”.

Crianças

O PL 2.796/2021 considera livre a fabricação, a importação, a comercialização, o desenvolvimento e o uso comercial de jogos eletrônicos. O Estado deve fazer classificação etária indicativa dos jogos, mas não será necessária autorização para o desenvolvimento e a exploração.

Uma novidade do substitutivo é a previsão de que, na classificação etária, sejam considerados riscos relacionados ao uso de mecanismos de microtransações. As ferramentas de compras dentro dos jogos deverão garantir a restrição para transações comerciais feitas por crianças, que precisam contar com o consentimento dos responsáveis.

Jogos voltados para crianças e adolescentes com interação entre usuários via texto, áudio ou troca de conteúdos deverão oferecer salvaguardas para proteger os usuários, como sistemas de reclamações e denúncias. Os termos de uso proibirão práticas que violem os direitos de crianças e adolescentes, e as ferramentas de supervisão e moderação parental terão que ser atualizadas periodicamente.

Aplicações

Os jogos eletrônicos podem ser utilizados não apenas para entretenimento, mas para outras atividades como recreação, fins terapêuticos, treinamento, capacitação, comunicação e propaganda. Os jogos também podem ser usados em ambientes escolares para fins didáticos em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), estabelece a proposta. De acordo com o texto, o poder público pode implementar políticas para incentivar o uso de jogos em escolas públicas por meio da Política Nacional de Educação Digital.

Segundo o texto aprovado, o poder público deve incentivar a criação de cursos técnicos e superiores e outras formas de capacitação para a programação de jogos. Não será exigida qualificação especial ou licença estatal dos programadores e desenvolvedores de jogos. O projeto admite o trabalho de menores de idade no desenvolvimento de jogos, desde que respeitados os direitos de crianças e adolescentes e a legislação trabalhista.

A relatora acatou emendas para retirar do projeto a possibilidade de a criação de jogos eletrônicos obter os benefícios fiscais previstos na Lei do Bem (Lei 11.196, de 2005), como o  Regime Especial de Tributação para a Plataforma de Exportação de Serviços de Tecnologia da Informação (Repes). Também foi excluída do projeto a possibilidade de enquadramento nos benefícios do Marco Legal das Startups e do Empreendedorismo Inovador (Lei Complementar 182, de 2021).

Avanço

Os senadores Rodrigo Cunha (Podemos-AL), Teresa Leitão (PT-PE), Eduardo Girão (Novo-CE), Flávio Arns (PSB-PR) e Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) comemoraram a aprovação do projeto.

Para Teresa Leitão, o texto aprovado traz avanços relacionados aos direitos de crianças e adolescentes e à acessibilidade.

Rodrigo Cunha disse que 75% dos brasileiros jogam games. Segundo ele, a indústria dos jogos eletrônicos fatura mais que as indústrias musical e cinematográfica.

— Este assunto que antes estava restrito a brincadeiras dentro de casa, hoje está na mão de todos nós, com o celular, e também gera muitos empregos, é uma grande oportunidade para que o país não fique ultrapassado. Qualquer forma de estímulo é muito bem-vinda, mas, mais do que isso, deve trazer segurança jurídica para os investidores, para aqueles que querem olhar para o jovem e dar um direcionamento, para que aqui no país ele sinta incentivos para usar seu intelecto e não precise sair do seu país, mas que possa desenvolver os games aqui mesmo — afirmou Rodrigo Cunha.

Marcos Pontes acrescentou que as mesmas tecnologias usadas para entretenimento podem também ser usadas para a educação, para a indústria e para o desenvolvimento de procedimentos, entre outros.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

terça-feira, 29 de outubro de 2024

Requisitos de Sistema para Jogos no PC Windows


Requisitos do Sistema para War Thunder


Requisitos Windows

Requer processador e sistema operacional de 64 bits.

Requisitos do sistema para War Thunder para Windows
Requisitos MínimosRequisitos Recomendados
SO
Windows 7 SP1/8/10
SO
Windows 10 (64bit)
CPU
CPU
Intel Core i5 or Ryzen 5 3600
RAM
4 GB
RAM
16 GB
Placa de Vídeo
DirectX 10.1 level video card: Intel HD Graphics 5100 / AMD Radeon 77XX / NVIDIA GeForce GTX 660. The minimum supported resolution for the game is 720p.
Placa de Vídeo
DirectX 11 level video card or higher and drivers: Nvidia GeForce 1060 and higher, Radeon RX 570 and higher
DirectX
Version 11
DirectX
Version 12
Rede
Conexão de Internet de Banda Larga
Rede
Conexão de Internet de Banda Larga
Disco Rígido
39 GB
Disco Rígido
39 GB


Requisitos do Sistema para CS:GO


Requisitos Windows

Requisitos do sistema para CS:GO para Windows
Requisitos Mínimos
SO
Windows 7/Vista/XP
CPU
RAM
2 GB
Placa de Vídeo
Video card must be 256 MB or more and should be a DirectX 9-compatible with support for Pixel Shader 3.0
DirectX
Version 9.0c
Disco Rígido
15 GB

Requisitos do Sistema para Euro Truck Simulator 2


Requisitos Windows

Requer processador e sistema operacional de 64 bits.

Requisitos do sistema para Euro Truck Simulator 2 para Windows
Requisitos MínimosRequisitos Recomendados
SO
Windows 7
SO
Windows 7/8.1/10
CPU
CPU
RAM
4 GB
RAM
6 GB
Placa de Vídeo
Placa de Vídeo
Disco Rígido
12 GB
Disco Rígido
12 GB


Requisitos do Sistema para Warframe 


Requisitos Windows

Requisitos do sistema para Warframe para Windows
Requisitos Mínimos
SO
Windows 7 (32-bit not supported)
CPU
Placa de Vídeo
DirectX 11+ capable Graphics Card
RAM
4 GB
Disco Rígido
35 GB available HD space
Internet
Broadband Internet Connection Required

Requisitos do Sistema para The Sims™ 4 



Requisitos Windows

Requer processador e sistema operacional de 64 bits.

Requisitos do sistema para The Sims™ 4 para Windows
Requisitos MínimosRequisitos Recomendados
SO
Required. Windows 7 (SP1), Windows 8, Windows 8.1, or Windows 10
SO
Windows 7 (SP1), 8, 8.1, or 10
CPU
CPU
Intel core i5 or faster, AMD Athlon X4
RAM
4 GB
RAM
8 GB
Placa de Vídeo
128 MB of Video and support for Pixel Shader 3.0. Supported Video Cards: NVIDIA GeForce 6600ATI Radeon X1300Intel GMA X4500
Placa de Vídeo
DirectX
Version 9.0
DirectX
Version 9.0
Rede
Conexão de Internet de Banda Larga
Rede
Conexão de Internet de Banda Larga
Disco Rígido
17 GB
Disco Rígido
18 GB

Requisitos do Sistema para Red Dead Redemption 2



Requisitos Windows

Requer processador e sistema operacional de 64 bits.

Requisitos do sistema para Red Dead Redemption 2 para Windows
Requisitos MínimosRequisitos Recomendados
SO
Windows 7 - Service Pack 1 (6.1.7601)
SO
Windows 10 - April 2018 Update (v1803)
CPU
Intel Core™ i5-2500K / AMD FX-6300
CPU
Intel Core™ i7-4770K / AMD Ryzen 5 1500X
RAM
8 GB
RAM
12 GB
Placa de Vídeo
Placa de Vídeo
Rede
Conexão de Internet de Banda Larga
Rede
Conexão de Internet de Banda Larga
Disco Rígido
150 GB
Disco Rígido
150 GB
Placa de Som
Direct X Compatible
Placa de Som
Direct X Compatible
Requisitos do Sistema para Fallout 76 


Requisitos Windows

Requer processador e sistema operacional de 64 bits.

Requisitos do sistema para Fallout 76 para Windows
Requisitos MínimosRequisitos Recomendados
SO
Windows 8.1/10 ( versions)
SO
Windows 8.1/10 ( versions)
CPU
Intel Core i5-6600k 3.5 GHz /AMD Ryzen 3 1300X 3.5 GHz
CPU
Intel Core i7-4790 3.6 GHz /AMD Ryzen 5 1500X 3.5 GHz
RAM
8 GB
RAM
8 GB
Placa de Vídeo
Placa de Vídeo
Rede
Conexão de Internet de Banda Larga
Rede
Conexão de Internet de Banda Larga
Disco Rígido
80 GB
Disco Rígido
80 GB

Requisitos do Sistema para The Last of Us™ Part I 


Requisitos Windows

Requer processador e sistema operacional de 64 bits.
Requisitos do sistema para The Last of Us™ Part I para Windows
Requisitos MínimosRequisitos Recomendados
SO
Windows 10 (Version 1909 )
SO
Windows 10 (Version 1909 )
CPU
AMD Ryzen 5 1500XIntel Core i7-4770K
CPU
AMD Ryzen 5 3600XIntel Core i7-8700
RAM
16 GB
RAM
16 GB
Placa de Vídeo
Placa de Vídeo
Disco Rígido
100 GB
Disco Rígido
100 GB
Notas Adicionais
SSD recomendado
Notas Adicionais
SSD recomendado

Requisitos do Sistema para Dota 2 


Requisitos Windows

Requisitos do sistema para Dota 2 para Windows
Requisitos Mínimos
SO
Windows 7
CPU
Dual core from Intel or AMD at 2.8 GHz
RAM
4 GB
Placa de Vídeo
DirectX
Version 9.0c
Rede
Conexão de Internet de Banda Larga
Disco Rígido
15 GB
Placa de Som
DirectX Compatible


Requisitos do Sistema para PUBG 


Requisitos Windows

Requer processador e sistema operacional de 64 bits.

Requisitos do sistema para PUBG para Windows
Requisitos MínimosRequisitos Recomendados
SO
Windows 10
SO
Windows 10
CPU
Intel Core i5-4430 / AMD FX-6300
CPU
Intel Core i5-6600K / AMD Ryzen 5 1600
RAM
8 GB
RAM
16 GB
Placa de Vídeo
Placa de Vídeo
DirectX
Version 11
DirectX
Version 11
Rede
Conexão de Internet de Banda Larga
Rede
Conexão de Internet de Banda Larga
Disco Rígido
40 GB
Disco Rígido
50 GB

Requisitos do Sistema para GTA 5 


Requisitos Windows

Requer processador e sistema operacional de 64 bits.
Requisitos do sistema para GTA 5 para Windows
Requisitos MínimosRequisitos Recomendados
SO
Windows 10, Windows 8.1, Windows 8, Windows 7 Service Pack 1
SO
Windows 10, Windows 8.1, Windows 8, Windows 7 Service Pack 1
CPU
Intel Core 2 Quad CPU Q6600 @ 2.40GHz (4 CPUs) / AMD Phenom 9850 Quad-Core (4 CPUs) @ 2.5GHz
CPU
Intel Core i5 3470 @ 3.2GHz (4 CPUs) / AMD X8 FX-8350 @ 4GHz (8 CPUs)
RAM
4 GB
RAM
8 GB
Placa de Vídeo
Placa de Vídeo
Disco Rígido
72 GB
Disco Rígido
72 GB
Placa de Som
100% DirectX 10 compatible
Placa de Som
100% DirectX 10 compatible
Notas Adicionais
Com o tempo, o conteúdo para download e as alterações de programação mudarão os requisitos do sistema para este jogo. Consulte o fabricante do hardware e www.rockstargames.com/support para obter informações de compatibilidade atualizadas. Alguns componentes do sistema, como chipsets móveis, integrados, ... 
Notas Adicionais

Requisitos do Sistema para Tom Clancy's Rainbow Six® Siege



Requisitos Windows

Requisitos do sistema para Tom Clancy's Rainbow Six® Siege para Windows
Requisitos MínimosRequisitos Recomendados
SO
Originally released for Windows 7, the game can be played on Windows 10 and Windows 11 OS
SO
Originally released for Windows 7, the game can be played on Windows 10 and Windows 11 OS
CPU
Intel Core i3 560 @ 3.3 GHz or AMD Phenom II X4 945 @ 3.0 GHz
CPU
Intel Core i5-2500K @ 3.3 GHz or AMD FX-8120 @ 3.1 Ghz
RAM
6 GB
RAM
8 GB
Placa de Vídeo
Placa de Vídeo
Rede
Conexão de Internet de Banda Larga
Rede
Conexão de Internet de Banda Larga
Disco Rígido
61 GB
Disco Rígido
61 GB
Placa de Som
DirectX 9.0c Compatible Sound Card with Latest Drivers
Placa de Som
DirectX 9.0c compatible sound card 5.1 with latest drivers
Notas Adicionais
PLACAS DE VÍDEO SUPORTADAS NO MOMENTO DO LANÇAMENTO: GeForce GTX 460, GTX 560, GTX 650, GTX 750 ou qualquer placa da GT900 e Titan Series, Radeon HD5870, HD6870, HD7770, R7 260X ou qualquer placa de ...
Notas Adicionais
PLACAS DE VÍDEO SUPORTADAS NO MOMENTO DO LANÇAMENTO: GeForce GTX 460, GTX 560, GTX 650, GTX 750 ou qualquer placa da GT900 e Titan Series, Radeon HD5870, HD6870, HD7770, R7 260X ou qualquer placa de ... 

Requisitos do Sistema para Cyberpunk 2077 


Requisitos Windows

Requer processador e sistema operacional de 64 bits.

Requisitos do sistema para Cyberpunk 2077 para Windows
Requisitos MínimosRequisitos Recomendados
SO
Windows 7 or 10
SO
Windows 10
CPU
Intel Core i5-3570K or AMD FX-8310
CPU
Intel Core i7-4790 or AMD Ryzen 3 3200G
RAM
8 GB
RAM
12 GB
Placa de Vídeo
Placa de Vídeo
DirectX
Version 12
DirectX
Version 12
Disco Rígido
70 GB
Disco Rígido
70 GB
Notas Adicionais
Neste jogo você encontrará uma variedade de efeitos visuais que podem causar convulsões ou perda de consciência em uma minoria de pessoas. Se você ou alguém que você conhece experimentar qualquer um dos itens acima ... 
Notas Adicionais
SSD recomendado

Requisitos do Sistema para Halo: The Master Chief Collection


Requisitos Windows

Requer processador e sistema operacional de 64 bits.

Requisitos do sistema para Halo: The Master Chief Collection para Windows
Requisitos Mínimos
SO
Windows 7
CPU
AMD Phenom II X4 960T ; Intel i3550
Placa de Vídeo
DirectX
Version 11
Rede
Conexão de Internet de Banda Larga
Disco Rígido
43 GB
Notas Adicionais
Direct3D feature Level 11.1


 

Filmes Baseados Em Games

Jogar no Navegador Sem Baixar

Mini Royale nations jogo fantástico e gratuito Direto no Navegador

  Mini Royale  nations  jogo com graficos incriveis navegador da web com o modo de jogo Battle Royale que você pode jogar no Modo Multiplaye...